Os oponentes de Chávez, inclusive os daqui, alojados na TV Globo, Veja e demais lambedores de botas dos EUA, fogem de análises objetivas sobre o sucesso econômico do governo Chávez, extamente como fazem no Brasil, fugindo de comparar o sucesso de Lula com os fracassos da era demotucana de FHC.
Esse vídeo acima mostra alguns números econômicos que explicam porque a popularidade de Chávez vai muito além de carisma pessoal. Afinal não há carisma que resista 14 anos se o governo não for bom para melhorar a vida da maioria das pessoas.
O vídeo não esgota o assunto, pois há vários outros indicadores não abordados que não são macroeconômicos, mas são conquistas sociais para o desenvolvimento, como:
- a Unesco mostra que a taxa de alfabetização, que em 1991 era de 89,8%, foi elevada a 95,5% em 2010;
- a porcentagem de jovens frequentando o ensino secundário aumentou de 57%, em 1999, para 83% em 2010;
- A mortalidade infantil no país caiu de 20 por mil nascimentos vivos, em 1999, para 13 por mil nascimentos vivos em 2011, devido aos programas para melhorar o atendimento de saúde da população mais pobre.
- escolas em tempo integral, etc;
Outro aspecto importante, também não tratado no vídeo, é a elevação da auto-estima do cidadão venezuelano, sobretudo os mais pobres que eram alijados da cidadania, muito parecida com a que Lula trouxe para os brasileiros.
ESQUERDA CENSURADA
-com Amigos do Presidente
Nenhum comentário:
Postar um comentário